Protocolo 25 - "Escorpião" - Instalação 01

Por Arthur Alves, Maria Izabel Jaccoud, Majú Kaiser, Natália Moura e Ruan Trindade. 


Protocolo criado por: Maria Izabel Jaccoud, Ruan Trindade e Kenedy Henrique. 

[Escorpião]

“O Escorpião pede que você se concentre em evitar que os outros não lhe deixem mover adiante, adicionalmente, o simbolismo do Escorpião o lembra de seguir seu caminho em direção ao ciclo da morte e renascimento. Estabeleça seus limites. Tome decisões objetivas acerca da direção que você tomará e siga-as."  

O protocolo Escorpião se dará ao longo de 2 semanas.  


Primeira fase:  

• Revisite os protocolos vividos até então, se pergunte qual processo te capturou mais, qual assunto ele traz, qual corporalidade se faz possível através dele, escolha apenas um, assista, pense, se quiser experimente, fique com ele na cabeça, e o leve em pensamento para  nosso dia de ensaio. 


Segunda fase:

“O que existe é intenso ou deixa de existir, predador de domínio, alma extravagante, exuberante e vil, eu não choro à toa, eu  não reajo em vão, eu não sangro à toa, eu não insisto à toa, nada me passa  despercebido, tudo sinto... sou um poço de sentidos sensitivos... 

minhas lágrimas são quase  brasas, mas minha energia alimenta, eu abato tuas resistências, eu deixo brechas  para retornos, eu não atropelo meus sentimentos, eu tenho mais de um olhar, tenho  mais de mil verbos, eu uso muitos gestos como expressão..."


[8 Patas do Escorpião]         

Esses são os oito direcionamentos da experimentação:

1. Ampliar a espacialidade, se dividir em mais lugares, ou se organizar com deslocamentos, para utilização máxima do espaço, de acordo com a proposta de instalação de cada grupo. 

2. Buscar os disparadores de estados corporais que surgiram nos protocolos que inspiraram a Parte I deste protocolo.  

3. Relembrar as sensações que ficaram registradas, na experiência presencial com o grupo. 

4. Deixar a profundidade das águas te levarem para onde quiser, podendo fluir no figurino, som, cenário, luz, perspectiva...  

5. Explorar a arquitetura, fazer das presas firmamento.  

6. O escorpião é muito sensível ao tato e ao deslocamento do ar, devido à presença de cerdas muito longas e finas.  

7. Não esquecer da presença, no exercício dos copos de água, presença coletiva.  

8. O escorpião tudo sente? O escorpião tudo vê?                             


[Derramamento]

Os grupos permanecerão os mesmos:  

Cada grupo se organizará para uma instalação de 25 minutos, com base em todas as 8 indicações acima.  

Utilizaremos 2 quartas-feiras, uma para cada grupo.   

O grupo chegará antes para se organizar e finalizar a estrutura, tudo que for necessário, para assim quando for 16h  os espectadores da instalação já possam entrar para apreciação.   

Os registros ficarão por conta do grupo que irá assistir    
Que possamos nos manter juntes nos mergulhos profundos  
E cada dia mais unidos e abraçados  
Na força do escorpião, renascendo no abraço, todos os dias!   
Bel, Kenny e Ruan <3

Comentários