Protocolo 24 - "Experiência Carne em Casa"

 Por Igor Gasparini, Ruan Trindade, Kenedy Henrique e Pasha Gorbachev.


Protocolo criado por: Natália Moura

[Zoom]

Em 2017, o T.F.Style Cia de Dança estreava Carne Urbana e o núcleo artístico entendeu que, dada a proposição física a partir de estados corporais, com consequente transformação do corpo ao longo do tempo, seria interessante aproximar o espectador dos artistas para que percebessem tais alterações em tempo real. Esse zoom idealizado pelo núcleo tinha como objetivo convocar o público a uma experiência mais imersiva, diferente do distanciamento característico de uma plateia de palco italiano.  

Em 2020, com a interrupção das ações presenciais, o núcleo teve de encontrar outras formas de continuar a pesquisa em andamento, dividindo suas ações entre grupo de estudos, vivências práticas pela tela e realização de programas performativos, com objetivo de reforçar os ELOs à distância. Se, por um lado, o isolamento social impediu que os artistas continuassem a pesquisa de corpo a corpo, abriu possibilidades de investigação de outras relações com o espaço: o espaço-casa e o espaço-tela. E a pesquisa de corpo em 360º encontrou outros desafios nas telas bidimensionais. 

Por outro lado, a realidade de apreciação por meio das telas passou a fazer parte das experiências artísticas neste ano pandêmico, o que fez com que o público fosse novamente jogado de volta para longe da obra. Pensando nessas questões que atravessam o fazer artístico do núcleo, como convidar o público a uma experiência imersiva pela tela? É possível gerar empatia cinestésica à distância? Como utilizar os recursos de vídeo para potencializar o zoom e destacar parte ou todo da obra? Essas foram algumas das questões que nortearam este protocolo de criação.

Comentários