Protocolo 20 x 22 - “Pela simplicidade, obrigada Maudie”

Por Natália Moura



Protocolo criado por: Arthur Alves
Provocada por: Ruan Trindade. 

[Experimenta.Ação]

Este protocolo tem por princípio a criação de um Solo, mas o processo é mais importante que o resultado. 

Durante 3 semanas, experimentar, explorar, vivenciar... 
O tempo pra cada etapa é livre e de acordo com o seu tempo. 

Etapas: 
1. Palavra ou sensação do dia. 
2. Atividade cotidiana. 
3. Atividade artística outra. 
4. Dança 5min. 

Descrição das Etapas: 
1. Palavra ou sensação do dia: em algum momento do dia observe seus sentimentos, sensações e anote um palavra, ou ideia, ou frase desse dia. 

2. Atividade cotidiana: escolha uma atividade cotidiana ex.: Tomar banho; lavar a louça;escovar os dentes; arrumar a cama; etc… no primeiro dia observe como você a executa, nos dias subsequentes encontre outras maneiras de fazê-la, ex.: No escuro, com olhos fechados, usando a mão não dominante, mudando a temperatura da água, etc… experimente e explore as possibilidades (se possível altere pra um estímulo diferente cada).

3. Atividade artística outra: escolha uma manifestação artística outra que não seja a dança e experimente, explore as possibilidades mesmo não tendo nunca estudado ex.: Música, toque um instrumento, teatro, pintura, escultura, escrita, etc... Essa atividade pode ser construída a cada dia, busque algo que talvez você sempre teve vontade de fazer e não teve oportunidade ou tempo. 

4. Dança 5min: reserve um momento do seu dia e dança pelo menos 5min, mas pode ser mais tempo. Essa dança pode estar relacionada com as atividades anteriores ou não fica a seu critério. O registro é livre e opcional. Escreva uma sensação dessa dança. 

Observações: todas as atividades podem ser feitas subsequentes (uma após a outra) ou desempenhada ao longo do dia. 

● Primeira semana: Ao fim da primeira semana, iremos compartilhar as sensações e reverberações dos experimentos. Observe e avalie tudo que você fez ao longo da semana anterior e veja se existe algo que você quer experimentar, explorar ou vivenciar mais, crie perguntas ou identifique suas angústias para tentar serem respondidas nas próximas semanas. Convide um dos TF's pra te provocar/orientar ou ajudar a responder essas questões. 

● Segunda semana: continue explorando/experimentando as 4 etapas da semana anterior agora com interferência do seu provocador. (Veja o que faz sentido pra você e para seu experimento). 
Observação: o provocador pode alterar ou acrescentar alguma etapa no seu experimento. A criação é sua, mas agora sofrerá alterações do seu provocador. Ao fim da segunda semana iremos compartilhar o processo do experimento com as interferências do provocador com o grupo. Anote as observações dos outros. Observe e avalie com a ajuda do seu provocador o que faz sentido e o que você quer continuar reverberando e como será apresentado ao final da terceira semana. 

● Terceira semana: veja se suas perguntas estão sendo respondidas. Das etapas iniciais, verifique as anotações, o que faz sentido continuar explorando. Ao final da terceira compartilhe o processo das três semanas de experimentação. 

Observações: Esse experimento pode continuar a te reverberar e cabe a você querer continuar ou encerrar por aqui. 

Comentários