Protocolo 20 - "Do circo que mora em mim"

 Por Maria Izabel Jaccoud


Protocolo criado por: Pasha Gorbachev 

[DNA Artístico]


Parte 01:

Minha proposta para essa semana é trabalhar com 33 perguntas que tem como objetivo lhe fazer voltar aos seus inícios, recursos, causas, raízes... Ao longo da vida nós mudamos, mas será que é possível desviar dos nossos inícios?
 
Essas perguntas podem ajudar a entender como e por que o seu caminho artístico começou. Não tem respostas certas ou erradas. As respostas são somente pra você e você não vai precisar compartilhar elas com ninguém. Seja honesto consigo mesmo:

1. Qual foi a primeira manifestação de suas habilidades criativas?
2. Teve alguém do seu lado neste momento para fazer avaliação/apreciação?
3. Qual a sua melhor ideia?
4. Por que você acha que ela é melhor?
5. Qual a sua ideia mais estúpida?
6. Por que ela é estúpida?
7. Você pode rastrear como chegou a ela?
8. Quais as suas ambições artísticas?
9. Quais são os obstáculos para realização dessas ambições?
10. O que você precisa para realizar essas ambições?
11. Como começa o seu dia? 
12. Quais são os seus hábitos e o que sempre repete quanto a eles?
13. Descreva seu primeiro ato criativo de sucesso.
14. Descreva seu segundo ato criativo de sucesso.
15. Compare-os.
16. O que você sente em relação a: dinheiro, poder, elogio, rivais, trabalho, jogo?
17. Quais pessoas criativas você admira?
18. Por que eles se tornaram o seu modelo?
19. O que vocês têm em comum?
20. Quem na sua vida sempre lhe inspira? 
21. Quem é a sua musa (o)?
22. O que ou quem você chama de musa (o)?
23. Quando você encontra a pessoa mais inteligente e mais talentosa que você, qual é a sua reação?
24. Quando você encontra estupidez, crueldade, intransigência, preguiça, indiferença em pessoas, qual é a sua reação?
25. Qual é a sua reação para o sucesso inevitável? E para o risco da falha total?
26. O que é mais prazeroso: o processo ou o resultado?
27. Quando você começa a sentir que o que você quer realizar está fora das suas capacidades?
28. Qual a sua atividade criativa perfeita?
29. Qual o seu maior medo?
30. Qual a probabilidade de acontecer as duas respostas anteriores?
31. Qual resposta você queria mudar?
32. O que você acha que é maestria?
33. Qual o seu maior sonho? 

Inspirado pelo livro Hábito criativo, de Twyla Tharp.


Parte 02:

Instruções

1. Qual foi o primeiro passo de dança que você aprendeu? Foi em aula? (Se não lembra, pense em uns dos primeiros). Esse passo ainda está aparecendo na sua dança?

Reproduza esse movimento com seu corpo, repita-o por alguns minutos e reflita sobre a forma como seu corpo abriga esse movimento hoje em dia. Você tem vontade de explorá-lo de mais formas? O que mais pode acontecer com esse movimento? Pode surgir algo que você nunca fez antes? Escolha e guarde o sua forma favorita de fazer esse passo.

2. Pense em 5 movimentos/passos que você gosta muito e utiliza bastante em sua dança. Desses 5, você precisa saber de onde eles vieram para seu repertório/vocabulário. Quem ensinou você a fazê-los ou onde você os viu para depois reproduzi-los? O jeito de reproduzir esses movimentos no seu corpo é muito diferente da origem hoje em dia?

(Opcional: envie uma mensagem para o seu professor agradecendo-o por ensinar a você aquilo que achou abrigo em seu corpo). 

3. Pense em 5 movimentos/passos/gestos que você gosta muito e utiliza bastante na sua dança. No caso desses 5, pense sobre os movimentos que apareceram no seu corpo "do nada". Neste caso, você não precisa ter a referência clara de onde eles surgiram. Você não consegue associá-los a uma aula/técnica/pessoa específica. São “seus”.

4. Pense sobre outras formas de arte que são presentes em sua vida, além da dança (pintura, canto, malabarismo, atuação, etc.). Se você achar que só a dança é significativa, pense em atividades artísticas dos seus parentes ou das pessoas mais próximas. Crie 5 movimentos/passos/gestos/ações relacionados a essas atividades.

5. Pense em 3 lugares onde você dançou mais na sua vida (estúdio, palco, quarto, rua, quintal). Incorpore esses 3 lugares em 3 movimentos/passos/gestos/ações (1 para cada) 

6. Pense em 4 atividades artístico-criativas que você tem interesse em experimentar, mas nunca praticou de fato (não deu tempo ou falta de oportunidade, ou dinheiro...). Incorpore essas atividades em 4 movimentos/passos/gestos/ações/fazeres (1 pra cada).

Observação: 
Tenha liberdade em elaborar os seus
movimentos/passos/gestos/ações/fazeres e brincar com as dinâmicas: curtos, bruscos, imperceptíveis, pequenos, grandes demais, etc. 

Ao final você terá 23 movimentos. 
Essa é a quantidade dos cromossomos do genoma humano. 
Pense sobre esses movimentos como o conteúdo do seu DNA artístico. 
Pense em enlace, ELOs e possíveis conexões entre eles. 
Inspire-se por esse desenho. 
Transforme-os em uma sequência. 
Guarde essa sequência no corpo e compartilhe com os TFs do jeito que achar melhor. 


"A metáfora é a carne e o sangue da arte"
- Twyla Tharp


Comentários